Estudantes de Xambioá recebem obra didática sobre a Guerrilha do Araguaia
O livro “Memórias e História da Guerrilha do Araguaia”, organizado pelos professores Luiza Helena Oliveira e Márcio Araújo Melo, foi lançado neste sábado, 26, na Escola Estadual Eurico Mota, em Xambioá-TO.
Obra, fruto de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLIT-UFNT), foi apresentada aos alunos e professores da rede estadual. Além dos pesquisadores da UFNT, encontro literário contou com as presenças de membros da Academia de Letras de Araguaína, da Diretoria Regional de Ensino, ex-professores da unidade e a comunidade local.
“Me vangloria de estar no lançamento de obra tão importante. Acompanhei essa obra desde a gestação, com conteúdo denso e rico, que enaltece os valores e história de Xambioá, retratado pelos professores da UFNT”, parabenizou Alexandre Gomes, presidente da Academia de Letras de Araguaina.
De acordo com a organizadora do livro, professora doutora Luiza Helena Oliveira, esse momento é uma oportunidade de dialogar mais com a escola. “Começamos hoje com os alunos e voltaremos para trabalhar com os professores, buscando estratégias e metodologias que atendam a capacidade de leitura, sobretudo da literatura com os alunos”.
Com direito a sessão de autógrafos, o público recebeu exemplares da obra, que também foi direcionada à biblioteca da instituição e recomendada que os alunos apresentem-a às famílias. “Essa parceria excelente, porque traz conhecimento a toda a comunidade escolar, para que nossos alunos possam ler mais e se interessarem pelas narrativas da nossa região”, elogiou Marianne Amaral, professora de história da escola.
A aluna Cristina Brito, aluna do 2º ano, destaca que o evento foi muito produtivo. “Vários alunos não tem o conhecimento sobre a guerrilha do Araguaia. O livro traz um diferencial com a linguagem adequada para nós, com imagens e cartas. É um assunto muito importante para nós, para conhecermos nossa história”.
(Com informações de Sara Ribeiro - mestranda Profletras/UFNT)
