Aguarde, carregando...

Dia Mundial de Sensibilização do Método Canguru é celebrado por maternidade pública

Equipe do Hospital e Maternidade Dona Regina promoveu um café da manhã especial para mães que participam do método na unidade hospitalar

Por Luís Poeta

17/05/2022 11:11h

O método canguru é um modelo de assistência humanizada ao recém-nascido prematuro, onde há o contato entre pais e bebês, a fim de beneficiar os pequenos e dia 15 de maio, é celebrado o Dia Mundial de Sensibilização do Método Canguru. Com o objetivo de comemorar esta data, a equipe do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) promoveu na manhã desta terça-feira, 17, um café da manhã para mães que participam do método.

A assistente social e coordenadora estadual do método canguru no HMDR Guiomar Campos da Silva Dias, explica que “estamos celebrando esta data tão relevante e aproveitando a oportunidade para dar mais ênfase sobre a importância deste método na vida dos bebês que estão internados nas unidades neonatais e suas mães”, afirma.

A mamãe Naiara Santos da Silva Campos faz rotineiramente o método canguru nas suas filhas gêmeas. “Minhas filhas Helena e Beatriz nasceram de 35 semanas, e ambas ficaram internadas na Unidade Intensiva (UI) neonatal. Eu fiz o método canguru com as duas e foi muito importante, para ter um vinculo maior, elas já tinham esse contato dentro da barriga, mas na UI elas ficaram um pouco separadas. Mas com o método elas se aproximaram novamente, a Helena saiu do hospital há uma semana, e a Beatriz permanece na UI, mas continuo fazendo o método com as duas, em casa e no hospital”, conta a mãe.

Método canguru

O Método Canguru (MC)  foi estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) como política de Saúde no Brasil, no ano 2000. Ele é um modelo de assistência perinatal direcionado ao cuidado humanizado e tem início na gravidez de risco e segue até o recém-nascido atingir 2.500 gramas.