Desfile Cívico homenageia história do Brasil e exalta aspectos locais em Xambioá
A Prefeita Patrícia Evelin acompanhou a celebração de 201 anos de Independência do Brasil ao lado de uma multidão e várias autoridades

Um desfile cívico, com a participação de todas as escolas de Xambioá e membros dos programas sociais gerenciados pelo CRAS-Centro de Referência de Assistência Social, homenageou a celebração de 201 anos de aniversário da Proclamação da Independência do Brasil, ocorrido em 1822, em São Paulo pelo então príncipe Regente do Brasil, Dom Pedro de Alcântara (Pedro I).
A prefeita Patrícia Evelin, ao lado do vice-prefeito Dr. Fidelis, da presidente da Câmara Adriana Gomes, de vereadores e de uma multidão prestigiou a apresentação dos quadros históricos que levantaram acontecimentos importantes da evolução cultural, social e política do Brasil, Tocantins e Xambioá.
Temas como educação, presença orionita, biografia de pioneiros e cidadania foram explorados pelas escolas que levaram para a Avenida Araguaia personagens históricas como os governadores do Tocantins, desde a emancipação em 1989 até os dias atuais.
Além da história de nosso país, os alunos fizeram releituras do mundo fantástico da literatura, que imortalizou personagens como a mágica Emília, boneca de pano tagarela que representa as fantasias da infância, do peralta Pedrinho, da sensata Narizinho, netos da avó mais amada do Brasil sábia Dona Benta.
Algumas escolas relembraram os ex-alunos e ex-servidores que se destacaram na condução dos trabalhos educacionais em Xambioá.
No pronunciamento da prefeita ficou presente a sua gratidão pela presença dos alunos, professores e comunidade que esteve presente em mais essa comemoração cívica que marcou a história de Xambioá, pela tradição resgatada e que deverá ser mantida em realizar a cerimônia desfile de 07 de Setembro.
O garimpeiro Manezada, pioneiro de Xambioá e residente no Povoado Manchão do Meio, foi um dos homegeados no desfile que tomou a Avenida Araguaia.
Xambioá participou em peso da comemoração que emocionou pela beleza e sensibilidade dos organizadores do evento. A Banda de Música Municipal Professora Sara Angélica conduziu os alunos com o tradicional repique para a marcha dos jovens.