Defensora do aleitamento materno, Valderez participa da comemoração de 20 anos do Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina
Desde sua criação, foram mais de 279 mil atendimentos individualizados, quase 15 mil bebês beneficiados e 23.323 litros de leite humano coletados.

A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, participou da comemoração dos 20 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) na manhã desta sexta-feira, 08. Na ocasião, a parlamentar reforçou sua atuação na apresentação de projetos e requerimentos que incentivam o aleitamento.
“Sempre incentivei e vou continuar lutando por essa causa, que é a doação de leite humano. Por isso, contem comigo para dar continuidade nesse trabalho tão importante”, declarou a deputada ao mencionar a lei de sua autoria, que garante isenção na taxa de concursos públicos estaduais para doadoras de leite.
Neste sentido, a parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa, anteprojeto que dispõe sobre o direito ao aleitamento materno em estabelecimentos públicos ou privados. Por meio de requerimento, também solicitou ao Governo do Estado, a reativação do programa “Leite é Vida”, que realiza a distribuição de leite para famílias de baixa renda.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta que o leite materno é o principal alimento do bebê, pelo menos até os seis meses de vida e até os dois anos ou mais, sirva efetivamente de complemento junto a outros alimentos. Cuidar da saúde das nossas crianças é uma prioridade”, finalizou.
Banco de Leite
Desde sua criação, foram mais de 279 mil atendimentos individualizados, quase 15 mil bebês beneficiados e 23.323 litros de leite humano coletados. A nutricionista e coordenadora do BLH do HMDR, Walkíria Pinheiro, agradeceu a todos que trabalham em prol da doação de leite humano e enalteceu as atividades do Banco. “Trabalhamos não só para salvar vidas, mas para que tenhamos adultos mais saudáveis. Agradeço ainda toda a dedicação dos servidores, apoiadores, mães doadoras e todo mundo que nos ajuda nessa jornada”, enfatizou a coordenadora.
Presenças
Além da Deputada Valderez e da Coordenadora do BLH, estiveram presentes o Secretário de Saúde, Afonso Piva, o diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa de Araújo, o Diretor Administrativo, Fernando Pinheiro, o Diretor Técnico e Obstetra, Dr. Gilberto Nastari, além das equipes técnicas e apoiadores.
Com informações da Sesau/TO