Aguarde, carregando...

COVID-19: Tocantins recebeu até o momento 110 mil doses de vacinas, mas só aplicou 44 mil

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

22/04/2021 23:43h

A quinta remessa de imunizantes para combate à covid-19, encaminhada pelo Ministério da Saúde, chegou a Palmas nesta quarta-feira, 24. As 3,5 mil vacinas do laboratório AstraZeneca recebidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) serão distribuídas a todos os municípios tocantinenses.

O gestor da SES, Edgar Tollini, esclarece que as doses são primordiais para a conclusão da primeira fase da imunização no Tocantins. “Estas vacinas já eram aguardadas e fazem parte do nosso planejamento para o término da imunização da população que integra o primeiro grupo prioritário”, afirmou o secretário.

As doses recebidas foram encaminhadas à Central Estadual de Imunização, em Palmas, para conferência dos lotes e separação a cada um dos municípios. Elas serão utilizadas para a vacinação do público-alvo da primeira fase da imunização, que são parte dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à covid-19 e idosos acima de 80 anos.

Doses recebidas

Contando com essas últimas, o Tocantins recebeu 110 mil doses de vacinas para combate à covid-19, sendo 95 mil unidades da CoronaVac e 15 mil da AstraZeneca. Porém, segundo o vacinômetro estadual, apenas 44.878 doses foram aplicadas, em cerca de 2,5% da população.

A Secretaria Estadual de Saúde afirma que os municípios são responsáveis pela retirada e aplicação das vacinas, então, ainda não se sabe o motivo da lentidão na imunização.