Aguarde, carregando...

CORONAVÍRUS: empresária confecciona máscaras e doa para Unidade de Saúde Valdeci Araújo Lima e Hospital de Ananás

Por Michelle Brasil

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

04/04/2020 03:00h

Diante da disseminação do coronavírus no Tocantins, algumas empresas no Estado, estão se mobilizando para ajudar a rede pública de saúde à combater a pandemia. Entre os itens doados estão: máscaras, álcool em gel 70 e outros produtos.

Na cidade de Ananás, situada no Bico do Papagaio, a proprietária do Comercial Balbino Reis, Maria das Graças, abraçou a causa e anunciou apoio aos profissionais da rede pública municipal de saúde e realizou uma doação de 100 máscaras de proteção individual contra o Covid-19, que foram distribuídas nesta última terça-feira (31), entre as equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdeci Araújo Lima e Hospital de Pequeno Porte Nossa Senhora Aparecida Ananás.

De acordo com Rodrigo Balbino, diretor do Comercial Balbino Reis, as máscaras foram confeccionadas pela empresa doadora com a finalidade de garantir a proteção dos profissionais de saúde, que necessitam usar esse adereço para impedir a propagação do vírus.

Desde o início da pandemia provocada pelo Covid-19, as máscaras de proteção ficaram escassas no mercado. Antes, as máscaras eram recomendadas apenas para pessoas com sintomas e profissionais da saúde, porém, toda a população começou a fazer uso deste item de proteção, como uma forma de evitar o contágio da doença. Em muitas farmácias do Brasil, as máscaras e outros itens de proteção já estão em falta, e, para colaborar com a segurança dos profissionais que trabalham na saúde pública de Ananás, decidimos confeccionar e doar 100 máscaras de proteção que foram feitas de TNT forrado dupla face. No meu ponto de vista, os técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e outros profissionais da saúde são heróis da batalha contra o coronavírus” afirmou Rodrigo.

Maria das Graças informou ao Portal Correio do Bico que a máscara é um equipamento simples e eficiente, que não exige grande complexidade na sua produção, sendo considerado um aliado importante no combate ao novo coronavírus em Ananás, protegendo não só os profissionais da saúde, mas também outras pessoas ao seu redor. Comerciantes e populares também podem adquirir o produto por meio de encomendas.

Os comerciantes e moradores de Ananás e região que tiverem interesse em adquirir uma máscara de proteção pode fazer suas encomendas. Além de TNT forrado dupla face, estamos confeccionando também máscaras em tecido de algodão e tricoline, que podem ser reutilizada várias vezes após lavagem feita pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado” disse a proprietária do Comercial Balbino Reis.

A diretora do Hospital de Ananás, Rosiléia Marques, e, a diretora da Unidade de Saúde Valdeci Araújo Lima, Maria Pereira, agradeceram as doações das máscaras de proteção individual que serão usadas para a segurança dos profissionais e enfatizaram a importância do apoio e união de todos no combate ao Covid-19.