Aguarde, carregando...

Com crescimento de mais de 45% no PIB Xambioá é a segunda maior economia da região

Xambioá comemora os dados do crescimento econômico local após política de incentivo a geração de renda e investimentos no município

Por Redação Correio do Bico

18/12/2023 11:54h

A notícia de que o município de Xambioá se tornou o segundo maior gerador do Produto Interno Bruto (PIB) da região, com informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) refletiu na população a alegria em ver o município crescer.

De acordo com os dados o PIB de Xambioá em 2021 foi de R$ 471,02 milhões, um crescimento de 45,3% em relação ao ano anterior, quando a cidade registrou R$ 324,0 milhões.

Os dados mostram a confiança dos empreendedores que investem na geração de riquezas para o município, atrelada a política de atração de aplicadores no potencial produtivo da região, com os serviços públicos atuando para melhorar a infraestrutura, o fortalecimento do comércio, o fomento as práticas de turismo e a valorização dos itens produzidos no município.

O que é o PIB – Produto Interno Bruto

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região. O PIB é um dos indicadores mais utilizados com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

Economia Local

A economia do município de Xambioá gira em torno da agropecuária, com uma vasta área de terras onde se pratica a cria, recria e engorda de bovinos; o comércio com vários estabelecimentos comerciais atuantes no abastecimento dos setores públicos, as indústrias da região e o mercado local; o setor público, com várias áreas da administração pública em atividade, com servidores das três esferas de poder, especialmente a administração municipal; a mineração que é uma das vocações do município, com três grupos atuantes na extração de minérios em Xambioá e o Turismo que fomenta, agrega e empreende várias linhas da economia como o transporte, a alimentação e o setor hoteleiro.

Ranking do Bico do Papagaio

Araguatins ficou em primeiro lugar como maior geradora do PIB na região, seguida de Xambioá e depois veio Tocantinópolis, que teve um crescimento exponencial nos últimos anos.