Candidato a deputado federal, Gylwander defende conclusão de grandes projetos para o Tocantins

“Construí excelentes relações no poder central em Brasília; relacionamentos importantes nos campos jurídico, diplomático, legislativo e acadêmico. Tudo isso vai ser muito útil para o Tocantins e para o mandato que a gente se propõe em realizar a favor do nosso Estado”. Palavras de Gylwander (PSD), filho de Pedro Afonso (TO), que atua há 32 anos na Câmara dos Deputados como assessor parlamentar e, agora, se candidata pela primeira vez ao cargo de deputado federal.
O candidato revela que teve como inspiração principal para a vida política a atuação e militância de sua mãe Alderina Peres e dos avós maternos, Erotides e Francisca (Dona Chiquinha), em causas como a luta pela criação do Estado do Tocantins. “Eu tenho um grande apreço pela política e minha mãe me ensinou desde cedo que a política é um grande instrumento de transformação social. Isso me motivou e me fez seguir os caminhos que estou seguindo”, afirma.
Em sua plataforma de mandato, Gylwander apresenta propostas para restabelecimento de grandes projetos no Tocantins que estão inconclusos ou parados, como o Ecoporto de Praia Norte; Projeto Sampaio, no Bico do Papagaio; construção da BR-235, entre Pedro Afonso e a divisa com o Nordeste; reestruturação do Projeto Rio Formoso; conclusão do Projeto Manuel Alves, em Dianópolis; transformação do aeroporto de Gurupi em um porto de cargas; e transformação de Guaraí num grande Pólo Agroindustrial do Estado, junto com Pedro Afonso.
“Esses projetos precisam ser restabelecidos, concluídos ou iniciados. São projetos que são realizados com recursos federais e que dependem da ação parlamentar de um deputado federal. Eu estou pronto para reivindicar esses recursos”, declara Gylwander.
Perfil Gylwander
Gylwander Luiz Peres Machado de Oliveira, conhecido como Gylwander, nasceu em 16 de maio de 1971, em Pedro Afonso, município de uma rica história e um dos mais importantes para a economia do Tocantins. Ele vem de uma família que está há quatro gerações no município.
É filho do representante comercial Luiz Gonzaga de Oliveira (in memorian) e da professora aposentada Alderina Peres. Possui apenas uma irmã, Gylwânia Peres. Pai de três filhos (Maria Eduarda, João Augusto e Luis Artur) de seu primeiro casamento, hoje é casado com Ana Paula Alencar Oliveira, mãe de sua enteada Clara Alencar.
A boa política sempre permeou sua vida, já que sua mãe e avós maternos participaram ativamente da Conorte - Comissão de Estudos dos Problemas do Norte Goiano, entidade que contribuiu significativamente para a criação do Estado do Tocantins.
Estudou no Colégio Cristo Rei, escola histórica de Pedro Afonso. Residiu em Guaraí e Araguaína, onde concluiu o ensino médio e, desde a adolescência, já era atuante politicamente, promovendo mobilizações sociais entre os jovens da igreja que frequentava. Em 1988 foi para Brasília, onde cursou o ensino superior.
Gylwander é bacharel em Ciência Política e em Administração com habilitação em Comércio Exterior. É especialista em Instituições e Processos Políticos do Legislativo pelo CEFOR/ Institut d'Études Politiques de Paris e em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atua na Câmara Federal há 31 anos, tendo desempenhado diferentes funções. É pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados. Escreveu os livros “Medidas Provisórias e Sobrestamento da Câmara dos Deputados", que serviu de base para mudanças ocorridas na tramitação das medidas provisórias em 2008 e “Do Iluminismo Aos Nossos Dias”, um apanhado dos períodos da história a partir da Revolução Francesa até o presente.