Câmara Municipal aprova por unanimidade Requerimento que solicita Banco de Soro Antiofídico para Ananás

A Câmara Municipal de Ananás, Norte do Estado, aprovou durante a Sessão Ordinária o Requerimento Nº 28/2021 que pede o fornecimento de antiofídico, botrópico, laquético, crotálico, elapídico e escorpiônico.
A falta de repasse do soro antiofídico pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado fez com que o estoque dos produtos na Secretaria Municipal de Saúde de Ananás, zerasse desde o ano de 2016, tornando a situação preocupante, pois os riscos de acidentes por picadas de cobras são eminentes em nossa região.
No estoque dos municípios vizinhos e no Escritório Regional de Saúde, o soro também está em falta.“É notório e sabido que, em nossa região, existem muitos animais peçonhentos, especialmente os do tipo Jararacas e Bico-de-jaca, que possuem alto poder de inoculação do veneno, que produzem efeitos devastadores no ser humano. O veneno inoculado no ser humano produz atividade inflamatória, coagulante e hemorrágica e se a pessoa não for tratada eficazmente no prazo de até duas horas poderá haver complicações e óbitos de forma desumana”, ressaltou o vereador Carlito Bacuri (PTB).
Após várias discursões nos grupos de WhatsApp, e preocupado com o bem-estar da população de Ananás, o vereador Carlito destaca que ausência do Banco de Soro, desde o ano de 2016, é considerado uma regressão na saúde pública de Ananás.
“Em nossa cidade tínhamos o Banco de Soro desde o início dos anos 80 e a partir de 2016 perdemos essa logística, considerado uma regressão na saúde pública de Ananás e Região posto que, somos polo das cidades de Cachoeirinha, Luzinópolis, Angico e Riachinho, o soro necessário ao combate das atividades do veneno inoculado é o mesmo que condenar o paciente à morte dolorosa, é atentar com a dignidade do ser o humano, o que não se pode admitir em nenhuma hipótese” disse o parlamentar.
O vereador Carlito Bacuri e os demais vereadores aprovaram o Requerimento por unanimidade e utilizaram a tribuna da Casa de Leis, para se comprometerem em buscar explicações da Secretaria de Saúde do Estado e do Ministério da Saúde.