Aguarde, carregando...

Cadelinha tem escova e creme para cuidar dos dentes; limpeza evita mau hálito e doenças

adelinha Flor tem escova e creme dental para `escovar` os dentes — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

19/10/2019 03:00h

Desde filhote, a cadelinha Flor "escova" os dentes quase todos os dias da semana. Ela tem escova e creme dental de tutti frutti específicos para pet. Quem cuida da limpeza bucal é a empresária Elizângela Carvalho, apaixonada pela Shih-tzu. Ao contrário do que muitos acreditam, os dentes deles também precisam de higienização. Toda essa atenção com a saúde evita mau hálito e doenças.

A Flor tem pelos escovados e usa lacinho para dar um charme. Além disso, os dentes são limpinhos e brancos. Quando a Elizângela ganhou a cadelinha soube que deveria cuidar da saúde bucal.

"Desde pequenininha, a gente já faz muitos cuidados porque o animalzinho acaba se tornando um membro da família. Um dia eu estava vendo uma reportagem na tv, que falava sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal do cãozinho. Requer insistência com esses cuidados, mas dá certo. Tanto dá certo que os dentinhos dela são super saudáveis", disse Elizângela.

Muitos tutores não se importam com esse detalhe que faz toda a diferença. Sabia que a falta de limpeza pode ser muito prejudicial ao cão? "Na boca do cão e do gato se formam placas de bactérias, que a gente chama de tártaro. E elas acabam entrando pela corrente sanguínea e afetando outros órgãos, que podem causar a morte", explicou o veterinário Bruno Lima. 

Os cuidados para que o animal fique bonito por dentro e por fora começam cedo. "Tem que pegar o cão e o gato e acostumar com a escova. É uma parte que não é tão simples assim, começa brincando, o gosto do creme dental é sempre bom. Brinca aqui, brinca ali, até o seu cão ou gato acostumar a ter uma escovação de dente periódica. O ideal é uma vez ao dia, quem não consegue, três ou duas vezes por semana", disse o veterinário.

O dono não tem desculpas para deixar de cuidar do animalzinho. Nas clínicas veterinárias há vários produtos disponíveis, como creme dental, escovas de dente e brinquedo, que funciona da seguinte forma: o tutor coloca o creme dental dentro do objeto, o animal sente o cheiro e vai passando o dente e a língua. Isso ajuda na higienização.

Com esforço, dá para cuidar dos amigos de quatro patas. A cadelinha Mene foi resgatada há alguns dias. Ela estava abandonada, mas agora tem toda a proteção da Fernanda Coutinho Resplandes. "Eu sou protetora independente, resgato já há algum tempo, mas a Mene foi o primeiro resgate do meu esposo. Ele achou ela em uma chácara, na saída para Aparecida do Rio Negro. Ela acabou ficando no pé dele e ele trouxe ela para mim".

Após o resgate, Fernanda fez questão de levá-la em uma clínica veterinária para ver como estava a saúde da cadelinha. Isso porque ela notou que havia algo errado com os dentes dela. "Na hora que eu olhei para ela, eu já vi que o dente dela estava podre e gasto. Como ela estava morando em uma chácara, eu imaginei que seria porque ela estava comendo pedra, roendo casca de árvore, imaginei que estivesse sujo".

A Mene foi analisada pela veterinária Paula Lima, a qual explicou que os dentes da cadela podem ter sido desgastados por causa do uso excessivo de antibióticos. "Provavelmente ela tomou uma medicação no momento errado da vida, ela deve ter tomando antibiótico no momento em que ela não poderia receber, antes da primeira troca dentária.

Esse antibiótico corroeu o esmalte dos dentinhos dela. Esse problema, ela vai carregar para a vida toda. É um animal que tem que ter um cuidado maior com a dentição, fazer escovação todo dia e fazer a limpeza de tártaro quando precisar". (G1)