Aguarde, carregando...

Balé Popular do Tocantins inicia apresentações do espetáculo Máscaras nesta quarta-feira

Para acompanhar as apresentações, os interessados podem retirar os ingressos na bilheteria onde ocorrerão as sessões

Por Luís Poeta

24/05/2022 17:39h

A vida que se quer mostrar, recriando realidades a partir de disfarces, projeções do que se quer ser, representações. Essas são algumas das provocações propostas pela Companhia Balé Popular do Tocantins com o espetáculo Máscaras, que chega aos palcos, a partir desta quarta-feira, 25, e segue até o dia 29 deste mês. Os espetáculos consistem em mostras do trabalho desenvolvido no Balé Popular do Tocantins ao longo do ano de 2021 e conta com a participação de 400 alunos, que se apresentarão em etapas diferentes, divididos por polos.

As apresentações coreografadas pelos professores que atuam nos cinco polos do Balé Popular evidenciam os talentos dos estudantes que são atendidos pela iniciativa, que é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, no Colégio Militar do Estado do Tocantins – Unidade II, na Escola Estadual Frederico José Pedreira; no Colégio Estadual de Tempo Integral Rachel de Queiroz; no Colégio Estadual de Tempo Integral Vila União; e no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso.

Somos tantos, mas quem somos? Partindo desse questionamento, a Companhia conta com apresentações de coreografias de estilos variados: ballet clássico, jazz, danças urbanas e contemporânea. Entre os aspectos abordados estão: o “Complexo de Barbie”; a necessidade de viver “Disfarçando o Corpo”, por meio do uso de uma “Segunda Pele”; a dualidade entre ‘Meu Filtro e Eu’, que gera uma vida de ‘Faz de Conta’, que reflete na ‘Minha Essência’ e que é representado na minha ‘Foto de Perfil’.

Apresentações

Serão duas sessões diárias, às 18h30 e 20h30, no Centro de Atividades do Sesc Palmas. Entre os dias 03 a 5 do próximo mês, as apresentações ocorrem no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, também com duas exibições a cada dia, às 18h30 e às 20h30.

Para acompanhar as apresentações, os interessados podem retirar os ingressos na bilheteria onde ocorrerão as sessões, levando 1 kg de alimento não perecível, que serão distribuídos pelo programa Mesa Brasil.

A companhia

O Balé Popular do Tocantins é uma iniciativa do Governo do Tocantins, que por meio da Secretaria da Educação, oferta aulas gratuitas de dança nas modalidades de balé clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. Entre os objetivos do projeto estão a descoberta de talentos na área da dança e também uma base para a formação e aperfeiçoamento de professores. As atividades desenvolvidas pelo Balé Popular ajudam os estudantes a reforçarem valores como a cooperação, a disciplina, a responsabilidade e a comunicação.