Aguarde, carregando...

Baixo número de doações de sangue pode comprometer cirurgias: 'Situação é grave'

Com apenas uma doação um voluntários pode ajudar a salvar até quatro pessoas

Por Luís Poeta

21/07/2022 07:27h

A doação de sangue é um ato voluntário que salva vidas, mas nos últimos anos a baixa adesão tem colocado em risco pessoas que precisam passar por procedimentos delicados e complexos. Durante a pandemia a situação piorou e no Tocantins cirurgias chegaram a ser adiadas por falta de bolsas de sangue. Segundo o Ministério da Saúde, somente 1,4% da população brasileira - ou 14 a cada mil habitantes - doam sangue no Sistema Único de Saúde (SUS) atualmente.

Conforme o Governo do Tocantins, "os estoques estão em níveis baixos" e "a situação é grave". O estado possui seis hemocentros para atender 139 cidades e a situação das bolsas de sangue para realização de cirurgias é monitorada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO).

O ato solidário é a única opção para o abastecimento de sangue nos hospitais públicos e particulares em todo o Brasil. 

Cada bolsa de sangue doada por uma pessoa tem 450 ml. O material coletado em poucos minutos é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Doação de sangue: quem pode e não pode doar?
 
O problema é que as doações, que diminuíram desde o início da pandemia, podem cair ainda mais no meses de julho e dezembro, quando grande parte dos doadores regulares deixam de comparecer aos hemocentros por causa do período de férias e festas. Ao mesmo tempo a necessidade de sangue aumenta devido ao grande número de acidentes de trânsito em viagens. O medo dos profissionais de saúde é de que sangue de quem comparece não seja suficiente para a alta demanda.

No Tocantins a rede conta com cinco hemocentros: Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Augustinópolis. Todo o sangue captado é distribuído para 17 unidades hospitalares públicas e 36 hospitais privados. 

A Secretaria Estadual de Saúde disse que os seis hemocentros do estado ficam "localizadas em regiões estratégicas, para atender a população e as demandas transfusionais de norte a sul do Estado". Veja abaixo os contatos para agendamento nas cinco cidades e quais são os critérios para a doação de sangue.

Contudo, alguns pacientes que precisam passar por procedimentos cirúrgicos precisam compartilhar nas redes sociais apelos para conseguir sangue compatível. As mensagens ficaram ainda mais comuns durante a pandemia. 

Para manter os hemocentros e hospitais abastecidos, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) monitora as ações e os estoques de sangue em todo o estado. O objetivo é não deixar que falte o material. O órgão também criou a ação 'Parceiros Pela Vida', que mobiliza centenas de doadores. A promotora de Justiça Araína Cesárea D'alessandro, que atua na área da Saúde em Palmas, explicou que a ideia de incentivar os servidores começou no início da pandemia.

"A campanha surgiu em 2020 diante da crise de abastecimento dos hemocentros por bolsas de sangue e hemoderivados. O Ministério Público decidiu atuar positivamente também arrecadando bolsas de sangue para auxiliar o hemocentro na realização de cirurgias eletivas", disse Araína. Assista o vídeo e saiba mais sobre as ações abaixo

Conforme o Ministério da Saúde, em 2020 foram coletadas 2.958.665 bolsas de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Já em 2021 foram feitas 3.035.533 coletas. Até abril de 2022 havia registro de 984 mil doações.

O Governo Federal diz que as campanhas nacionais para estimular a doação voluntária foram promovidas pelo MS em 2020, 2021 e 2022.

"O consumo de sangue é diário e contínuo, pois as anemias crônicas, cirurgias de urgência, acidentes que causam hemorragias, complicações da dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves, continuam ocorrendo e não há um substituto para o sangue, sendo sua disponibilidade essencial em diversas situações", explicou o Ministério da Saúde.

Locais de coleta e doação de sangue

Todos os hemocentros seguem medidas preventivas para evitar a transmissão do coronavírus, como uso de máscara e distanciamento social. Quem preferir pode agendar o horário de atendimento. Os contatos da hemorrede no Tocantins são os seguintes:
 

Palmas - 3218-3232/0800-642-8822 - Funcionamento: segunda a sexta de 7h às 18h30; sábado 7h às 12h30
Unidade de Coleta Palmas (anexo ao HGP) - Funcionamento: segunda a sexta-feira 7 às 18h
Araguaína - 3411-2915 - Funcionamento: segunda a sexta-feira de 7h às 18h30; sábado de 7h às 12h30
Gurupi - 3312-2237 - Funcionamento: segunda a sexta-feira 07h às 18h30 e sábado das 07h às 12h30
Porto Nacional - 3363-5161 - Funcionamento: segunda a sexta-feira de 07h às 12h30; sábado das 07h às 12h30
Augustinópolis - 3456-1153 - Funcionamento: segunda a sexta-feira de 07h às 12h30 e sábado das 07h às 12h30