AUGUSTINÓPOLIS: Núcleo do IML será rebaixado a Posto Avançado e parte dos serviços transferidos para Tocantinópolis

A população do Bico do Papagaio terá mais dificuldades para ter acesso aos serviços públicos do Governo do Estado, desta vez cortes estão sendo feitos nos serviços prestados pelo Instituto Médico Legal (IML), e atingirão o núcleo de Augustinópolis que terá parte de seus serviços interrompidos e transferidos para Tocantinópolis.
O núcleo do IML de Augustinópolis será rebaixado a posto avançado e prestará apenas serviços de exames periciais de lesão corporal. Outros serviços como exames cadavéricos ficaram restritos apenas a Tocantinópolis.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), disse que as mudanças não alteram a rotina de prestação de serviços e atendimento ao público do Instituto Médico Legal e visa reorganizar a estrutura administrativa das suas regionais, que passam a contar com 8 núcleos de medicina legal após a incorporação das unidades administrativas de Augustinópolis e de Palmas ao Núcleo de Tocantinópolis e ao próprio IML, respectivamente.
Já há vários anos o núcleo do IML de Augustinópolis, vem funcionam com precariedade. Apenas um médico legista é responsável por responder uma demanda similar a do núcleo de Tocantinópolis, que possui três profissionais. Em 2018, o IML de Augustinópolis realizou 585 laudos sendo: 467 de lesão corporal, 38 cadavéricos e 80 de conjunção carnal (estupro). (FOLHA DO BICO).