ARAGUATINS: Enterro de policial militar tem aglomeração em cemitério
Enterro levou multidão ao cemitério em Araguatins — Foto: Reprodução

Imagens feitas no enterro de um policial militar em Araguatins, no norte do estado, mostram que uma multidão compareceu ao cortejo para prestar as últimas homenagens e se despedir. A cerimônia foi nesta quarta-feira (15). As imagens acabou repercutindo entre moradores da cidade, por causa da aglomeração causada. As autoridades de saúde dizem que evitar a proximidade neste momento é importante para combater o novo coronavírus.
Um comerciante, que pediu para não ser identificado, criticou a atitude. "A gente está há vários dias sem poder abrir as portas e a própria polícia tá fiscalizando a coisa de aglomeração. Aí quando é uma coisa que é deles, entre eles, aí pode juntar aquele tanto de gente", disse ele.
A Prefeitura de Araguatins está com um decreto de distanciamento social em vigor. Disse que conta inclusive com uma equipe de fiscalização para garantir o cumprimento das medidas. A gestão disse ainda que no caso dos velórios, as famílias estão sendo orientadas a realizarem cerimônias em menor tempo e reservadas, com o objetivo de garantir a prevenção de contágio com o Covid-19.
Disse ainda que as mesmas orientações foram repassadas a corporação da Policia Militar e que a PM tem o seu próprio protocolo de funeral.
O que diz a PM
Em nota, a Polícia Militar disse que tem por tradição as honras militares aos seus integrantes.
Ressaltou que zela por cumprir e fiscalizar as normas, principalmente neste sensível momento que toda sociedade está passando. Ao contrário do que informou a própria prefeitura da cidade, disse que no município de Araguatins não houve restrições para cerimônias fúnebres.
Informou também que o militar sempre foi um personagem querido de toda a cidade, sendo seu velório e sepultamento organizado por seus familiares e amigos, e que a instituição não poderia se esquivar em prestar as honras devidas uma vez que ele dedicou a vida ao trabalho como policial.
Afirmou ainda que todos os procedimentos realizados pela Polícia Militar em suas honras fúnebres foram observando as orientações sobre o distanciamento social apropriado, bem como o uso de EPIs. Disse que não foi o Cerimonial Militar que promoveu aglomeração das pessoas, mas sim o desejo sincero da despedida ao nobre policial por toda sociedade.
Por fim, informou que toda cerimônia ocorreu de forma rápida, e ao final os policiais presentes orientaram a todos a retornarem o mais rápido possível aos seus lares a fim de manter o distanciamento social adequado. (G1)