Aprovado na Assembleia, requerimento de Valderez solicita estudo para federalização da TO-080
A rodovia abrange vários municípios que têm grande importância estratégica para o desenvolvimento do agronegócio do Estado.
A deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos) teve dez requerimentos aprovados na Sessão Ordinária desta terça-feira, 07, na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto). Entre eles, está o pedido de estudo de viabilidade e posterior propositura junto ao Governo Federal, DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e demais órgãos necessários, para a federalização da TO-080, no trecho que liga a capital Palmas ao município de Caseara.
A parlamentar justifica que o referido trecho abrange vários municípios que têm grande importância estratégica para o desenvolvimento do agronegócio do Estado e que a federalização proporcionará maior infraestrutura e segurança no escoamento da produção.
“O Agronegócio é a mola propulsora do desenvolvimento econômico do Tocantins, responsável por gerar emprego e renda. Por isso, acreditamos que a ação em conjunto das esferas Municipal, Estadual e Federal em prol da federalização pode beneficiar ainda mais, não apenas o Tocantins, mas toda a região e estados vizinhos”, declarou.
Solicitação para obras de infraestrutura
Os demais requerimentos solicitam obras estruturantes como a recuperação de rodovias e construção de pontes em diversas regiões do estado. Sendo:
Recuperação e roçagem da TO-430, que liga Juarina a TO-335;
Recuperação da TO-247, que liga Lagoa do Tocantins a São Félix, e reforma da ponte sobre o Rio Vermelho;
Recuperação da TO-230, que liga Arapoema e Bandeirantes a Pau D’arco;
Recuperação das estradas vicinais no Povoado Amarelo, Grotão, PA Rio Preto e Grande Paraíso em Araguaína;
Recuperação da estrada vicinal conhecida como Descanso e construção sobre o rio Arraia no distrito de Bielândia em Filadélfia.
Foto: Ulisses Holanda