Aguarde, carregando...

ANANÁS: Secretaria de Educação suspende aulas na rede municipal para prevenir contra coronavírus

Por Luís Poeta

16/03/2020 03:00h

Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Educação de Ananás, norte do Estado, suspendeu as aulas da rede pública municipal de ensino em razão da pandemia do novo coronavírus. A cidade segue sem nenhum caso confirmado da doença. Mesmo assim, a interrupção das aulas ocorrerá até o dia 20 de março.

Para a secretária da pasta, Maria Mary de Carvalho Alexandre, a ação é uma preocupação do governo municipal quanto à garantia do bem-estar social.

A medida de prevenção se baseou no decreto publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (13), onde o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (DEM), determinou a suspensão das aulas em toda rede pública estadual e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) entre os dias 16 e 20 de março. De acordo com o documento, a suspensão pode ser prorrogada se houver comprovação da necessidade e da conveniência, segundo os próximos boletins oficiais emitidos pelos órgãos de saúde do país e deste Estado, bem como pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em vídeo publicado nas redes sociais, Mauro Carlesse orientou que os municípios e as instituições de ensino privado também suspendessem as atividades escolares pelo mesmo período que o governo estadual.

A suspensão das aulas estaduais ocorreu pouco depois de três casos investigados em Palmas serem reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde. São jovens de 26 e 22 anos que passaram pela Itália, recentemente, e outra mulher de 22 anos que esteve em Portugal e chegou ao Brasil já apresentando sintomas.

A decisão de aderir ou não cabe a cada prefeitura. Nesta segunda-feira (16) as prefeituras de Ananás, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins, Tocantínia, Araguaçu, Araguatins, Paraíso, Dianópolis, Riachinho, Filadélfia e Porto Nacional informaram que as redes municipais terão aulas suspensas pelo mesmo período da rede estadual. Em Araguaína, por enquanto, as aulas estão mantidas. Gurupi deve decidir a questão ainda nesta segunda-feira (16) após consultar diretores de escolas da cidade. Em Palmas as aulas foram suspensas por tempo indeterminado.