Aguarde, carregando...

ANANÁS: Prefeito Valber e profissionais da saúde falam sobre a pandemia do coronavírus

Por José Lima

Por Luís Poeta

27/03/2020 03:00h

Tendo em vista a pandemia do coronavírus, que se alastrou no mundo inteiro, a Prefeitura Municipal de Ananás, através da Secretaria Municipal de Saúde, está tomando várias medidas preventivas para que a população fique mais segura.

Uma das medidas tomadas pelo prefeito Válber, foi a edição de um decreto que determina a suspensão temporária das seguintes atividades: academias, clubes dançantes, balneários, feiras, eventos religiosos, bares, festas particulares (aniversários, casamentos, confraternizações), e aglomeração de pessoas em locais abertos.

No intuito de dar mais agilidade à situação, a Prefeitura encaminhou o Decreto número 16, de 23 de março do corrente ano, para apreciação e aprovação da Câmara Municipal de Ananás. Posteriormente, o Decreto será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, que passará pelo referendo da respectiva casa de leis. O objetivo é resguardar o município e simplificar o processo de compras e contratações, dando mais agilidade e rapidez às decisões a serem tomadas no enfrentamento dessa pandemia.

O prefeito finalizou pedindo à população que nos ajude nesse momento difícil.

Para o secretário de saúde, Luís Neto, a Secretaria está adotando várias medidas de prevenção contra o COVID-19. Ele citou que a equipe de saúde já esteve na Rádio Cidade, falando para a população sobre os cuidados que cada um deve ter, como por exemplo, ficar em casa e manter a higiene pessoal.

O secretário falou que está criando um comitê de monitoramento, com servidores da saúde e de outras secretarias, com o intuito de melhorar com informações o atendimento da população. Outra ação da equipe do comitê é fazer abordagens de pessoas que estão vindos de outras cidades, estados e de outros países, para que as mesmas façam parte de uma quarentena. O secretário disse que se for diagnosticado algum caso, e se a situação for de baixa complexidade, o paciente será encaminhado para cidade de Xambioá, e se for de alta complexidade, será encaminhado para Araguaína.

Para o médico Dr. Theógenes, em primeiro lugar, a população deve se manter calma, sem pânico. Para ele, caso alguém apresente algum sintoma leve, que fique em casa. Se apresentar febre alta, e a mesma persistir, deve procurar os postos de saúde. Se o sintoma for mais grave, deve procurar o hospital, e os profissionais de saúde irão fazer a triagem e se necessário, encaminhar o paciente para os hospitais regionais, que têm mais recursos.

Dr. Theógenes deu umas dicas de higiene, de como cada pessoa deve fazer, citando como a primeira, lavar bem as mãos. Caso tenha álcool gel 70% em casa, vai ajudar para esterilizar as mãos. Ele falou que ao chegar em casa, a pessoa deve deixar os sapatos do lado de fora, as roupas, deixar dentro de sacos plástico e o álcool gel, deve ser colocado em todas as superfícies que tocamos.

O distanciamento entre pessoas, de pelo menos dois metros é fundamental para a segurança de todos. Ele falou que, se aparecer algum suspeito, toda a família é suspeita, por isso, deve ficar em casa por quatorze dias. Ele tranquilizou a população, dizendo que até esta data, não foi diagnosticado nenhum caso no município.