Aguarde, carregando...

ANANÁS: prefeito solicita que decreto de calamidade seja retirado de pauta da Câmara de Vereadores e abre espaço para discutir soluções diretamente com a população

Por Michelle Brasil

Por Luís Poeta

28/01/2020 03:00h

Nesta segunda-feira (27), o prefeito de Ananás, Válber Saraiva, encaminhou um ofício Gab/Pref. nº13/2020 ao Presidente da Câmara Municipal, Davidson Pereira Barbosa (Zelú), solicitando a retirada de pauta: Decreto nº 004/20, que trata da calamidade financeira da cidade.

O objetivo da retirada de pauta é de esclarecer a real situação do município e discutir nas audiências públicas sobre a crise financeira, diretamente com a população, servidores públicos, vereadores e lideranças locais, buscando abrir espaço para sugestões de soluções, desde que sejam viáveis e de acordo com a lei.

Conforme o ofício, estudos das medidas e metas a serem implantadas já começou e no mês de março, com a data a definir, será marcado uma nova audiência pública para apresentar dados completos e concretos das reais despesas, informando onde foram feitos os cortes e quais são os resultados iniciais.

O gestor informa ainda no ofício, que além da conscientização popular sobre a calamidade financeira de Ananás, a finalidade das audiências públicas é tornar a gestão mais participativa, democrática e transparente.

Vale destacar que nesta segunda-feira (27), o Vereador e Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Municipal de Ananás, Rafael Garcia (Rafaelzinho das 4 bocas) também enviou um ofício nº 005/2020, ao Presidente da Casa Legislativa, Zelú, solicitando a retirada da pauta do decreto nº 04/2020 da Casa Legislativa, por entender que as medidas citadas no documento não precisa passar por votação dos vereadores, sendo de responsabilidade exclusiva do gestor estudar, analisar e encontrar formas e meios para enfrentar, solucionar e superar a crise financeira municipal.