ANANÁS: familiares e amigos do garoto Twauan, 11 anos, que perdeu a perna em grave acidente de moto pedem ajuda para custear cirurgia
Familiares e amigos do menino Twauan Lucas Matheus Lima, 11 anos, estão fazendo uma grande mobilização nas redes sociais para arrecadar recursos financeiros para que ele realize um procedimento cirúrgico com urgência.
No dia 09 de outubro o garoto e seu tio Darlan Cunha sofreram um grave acidente de motocicleta, na rodovia que liga Angico a Luzinópolis, onde foram atingidos por um caminhão.
Darlan que pilotava uma moto Pop 100, chegou a ser socorrido e levado para o hospital de Augustinópolis, onde veio a óbito.
No trágico acidente o menino de 11 anos perdeu a perna completa e parte do quadril.
Twauan foi transferido em Estado grave para o Hospital Geral de Palmas (HGP), onde foi submetido a uma cirurgia.
Nesta quinta-feira (19) o garoto passará por uma cirurgia de sutura elástica para o fechamento da ferida onde há um enorme buraco na perna.
O cirurgião Giovani Augustus Morais, pediu transferência via UTI aérea para outro Estado no último dia 14, porém, até hoje, o governo do estado não o atendeu.
A promotora Maria Cristina Vilela acionou a justiça para tentar ordem judicial da remoção.
Segundo a mãe, Cleuma Ribeiro Lima, o menino precisa fazer uma microcirurgia de reconstrução muscular em hospital particular. "Infelizmente não temos a cirurgia pelo o SUS, segundo o que me informaram é que terão que transferi-lo para um hospital particular fora do Estado, caso o governo estadual não pague teremos que tirar do próprio bolso", ressaltou Cleuma.
Na corrida pela sobrevivência do menino Twauan, familiares e amigos decidiram pedir doações nas redes sociais.
O deposito pode ser feito de qualquer valor, em uma conta bancária divulgada pela mãe garoto.
Confira os dados abaixo:
Banco Caixa Ecônomica Federal
Agência: 3939
Conta Poupança: 858156819
Favorecido: Cleuma Ribeiro Lima
Banco do Brasil
Agência: 8096-9
Conta corrente: 5.260-4
Sobre o caso a Secretaria Estadual de Saúde se manifestou com uma nota.
Confira na íntegra
Nota esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Hospital Geral de Palmas (HGP), informa que recebeu o paciente, menor T.L.M.L, no último dia 11 de outubro, vítima de acidente de trânsito com motocicleta, na Região do Bico do Papagaio. O paciente atualmente está internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do HGP, recebendo todos os cuidados da equipe multiprofissional e do serviço de cirurgia plástica.
Ressalta-se que o paciente teve o membro inferior esquerdo amputado em razão do acidente. Frisa-se que a referida amputação aconteceu antes mesmo de sua chegada ao HGP. Além disso, curativos diários vem sendo realizados no centro cirúrgico da unidade, referência em alta complexidade do Estado do Tocantins. O paciente realiza um procedimento diário, por meio câmara hiperbárica, feito em unidade privada da capital (custeada pelo SUS), com o objetivo de auxiliar na cicatrização.
A SES informa, ainda, que já está em fase final os trâmites para aquisição do curativo à vácuo, solicitado pela equipe médica para finalizar o tratamento.
Por fim, esclarecemos que a equipe hospitalar entrou em contato com outras unidades de renome no país, que prestam os serviços e auxiliam no tratamento que paciente necessita. Entretanto, cumpre salientar que assim que chegar ao Tocantins o curativo específico, o HGP poderá oferecer o mesmo tipo de tratamento.
Palmas, 1º de dezembro de 2020.