ANANÁS: audiência pública sobre a possibilidade de fechamento da comarca reúne centenas de pessoas
Por Val Sousa
A Câmara Municipal de Ananás ficou lotada de populares durante uma audiência pública realizada às 17:00 hs desta segunda-feira (01).
O evento de utilidade pública discutiu a possibilidade do fechamento da Comarca de Ananás, que atende também os municípios de Angico, Cachoeirinha e Riachinho.
Essa é a segunda vez que se cogita a possibilidade de fechar a Comarca de Ananás.
A mudança faz parte de um projeto que altera a Lei Orgânica do Poder Judiciário do Estado do Tocantins (Lei 10/96), onde estariam na mira, Comarcas de pequenos portes.
A audiência foi organizada por advogados e sociedade civil e contou com a presença dos Prefeitos de Ananás Válber Saraiva e de Angico Deusdete Borges, Presidentes das Câmaras de Ananás Davison Pereira Barbosa, de Riachinho Valdir da Solimar, de Angico Reginaldo Pereira Reis, de Angico, e de Cachoeirinha José Dilson Ribeiro da Cruz, além dos representantes dos Deputados Estaduais.
Durante o pronunciamento, os cidadãos que fizeram uso da palavra defenderam a permanência do fórum de Ananás e se dispuseram a participar de uma comissão organizadora, que deveria ser formada por mais membros, os quais se disponibilizarão para ir a Palmas, quando preciso for, afim de resolver o problema de forma pacífica e satisfatória à sociedade.
Com a provável extinção do judiciário, automaticamente se extingue também a Defensoria Pública e o Ministério Público. Uma preocupação dos líderes dos quatro municípios, e principalmente para a população carente.