Aguarde, carregando...

AGUIARNÓPOLIS: Orquestra Sinfônica formada por alunos estudam de forma remota com Maestro Jhef

Por GILVAN BALBINO CALÇADOS

17/04/2021 12:08h

As aulas presenciais estão suspensas em Aguiarnópolis desde março de 2020 em razão do Covid-19 para evitar o contágio e a proliferação do vírus.

Para que os alunos não ficassem sem conteúdo durante esse período de isolamento social, as escolas do município adotaram o sistema de aulas remotas por meio de aplicativos e encontros virtuais.

Diante das restrições impostas pelas medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, os estudantes da rede municipal também estão tendo a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades por meio das aulas remotas de música.

A ação faz parte do Programa WA Music, sendo destinado às crianças, adolescentes e jovens do município com o intuito de ampliar a representatividade e a diversidade dos alunos-instrumentistas.

A Orquestra Sinfônica de Aguiarnópolis formada por estudantes, foi criada para realizar concertos na cidade e motivar os estudantes a aprender e interagir por meio da música.

A música é um instrumento que colabora com o desenvolvimento da mente, equilibra as emoções, proporcionando a autoestima, facilita a aprendizagem e a socialização do educando.

A iniciativa é da Prefeitura Municipal de Aguiarnópolis por meio da Secretaria Municipal de Educação e conta com o apoio e parceria do Maestro Jhef, responsável pelas aulas de músicas online.

As aulas remotas iniciaram no dia 25 de março e acontecem todas as terças e quintas-feiras a partir das 14h, pela plataforma google meet. Os materiais didáticos das aulas são compartilhados por vídeos WhatsApp e tambem nas salas de reuniões, onde os alunos conseguem aprender com a mesma qualidade das aulas presenciais.

O maestro Jhef,  que está à frente da Orquestra Sinfônica de Aguiarnópolis, acredita que mesmo com esse novo método, os resultados têm sido satisfatórios, além do esperado. “É uma satisfação orientar os alunos. Minhas aulas teóricas são feitas via Google Meet e os alunos apresentam ótimos resultados. Toda semana temos novas atividades e eles se mantêm muito participativos. Esse tipo de ação educacional, cultural e social deve servir de inspiração para outros projetos similares, uma vez que seus resultados vão muito além das questões técnicas e artísticas”, diz.

O retorno das aulas hibrida (presencial e online) na rede municipal de ensino é amplamente discutido pelos profissionais da educação e saúde. A retomada deve respeitar todos os protocolos sanitários de segurança estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, garantindo o distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel, quantidade limitada de estudantes na escola e boa parte da população devem ser vacinadas.

Com o retorno das aulas, as atividades da Orquestra Sinfônica de Aguiarnópolis também serão realizadas na modalidade hibrida.

  •  AGUIARNÓPOLIS: Orquestra Sinfônica formada por alunos estudam de forma remota com Maestro Jhef
  •  AGUIARNÓPOLIS: Orquestra Sinfônica formada por alunos estudam de forma remota com Maestro Jhef